1 Árvore 1 Rotário

O Rotary Club de Águeda promoveu em parceria com a Governadoria do Distrito 1970 e Rotary Intenacional, uma iniciativa que visou a plantação de uma árvore por cada Sócio do Clube.

O Movimento Rotário tem assim como objetivo plantar mais de 1,2 milhões de árvores em todo o Mundo através desta iniciativa, causando um impacto positivo no ambiente, mas também sensibilizando a população para a temática da sustentabilidade, e do efeito provocado pelas alterações climáticas.

O Clube desafiou várias Entidades, para que recebessem nas suas instalações a plantação de 1 árvore, tendo obtido respostas muito positivas, quer pelo interesse demonstrado, quer pela forma como receberam e divulgaram pelos seus próprios meios esta iniciativa, juntando crianças e seniores, aquando de cada plantação, para os sensibilizar.

A árvore escolhida para ser plantada pelo Clube, foi o sobreiro, numa parceria estabelecida com a Associação BioLiving, através da bióloga Milene Matos, que visa promover a sustentabilidade, fomentando o contacto e o respeito pela natureza, ao mesmo tempo que proporcionam oportunidades educativas.

Recentemente, um sobreiro assobiador português foi considerado a árvore europeia do ano, distinguido numa iniciativa da Environmental Partnership Association (EPA).

“Sendo o lema Rotário para 2017/2018, O Rotary Faz A Diferença, queremos efetivamente ajudar a tornar o Mundo em que vivemos mais sustentável”, referiu o Presidente do Rotary Club de Águeda Carlos Franco, destacando que “pretendemos desta forma envolver toda a Comunidade, sensibilizar para esta causa e “ramificar” Rotary por todo o Concelho”.

Nos dias de hoje, é reconhecido o papel importante que as florestas representam na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico, como suporte da biodiversidade em si. Por outro lado, a floresta contribui para eliminar o CO (Monóxido de Carbono) um gás tóxico presente no ar que respiramos, sendo fundamental também pela produção de algumas matérias – primas essenciais à vida quotidiana das Comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.