111 anos de Rotary ofertando o livro “A PAZ de um livro” a escolas do concelho

O Rotary é uma organização Mundial assente no compromisso de Servir o próximo. Sob o lema “Dar de si antes de pensar em si”, sem intenção lucrativa, promove e apoia o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; o reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Fundado em 23 de Fevereiro de 1905, em Chicago, por Paul Harris, o Rotary hoje tem mais de 1.200.000 associados, constituindo mais de 35.000 clubes, organizados em 532 Distritos Rotários e implantados em 220 países. Constituído por profissionais de várias artes que, com os seus conhecimentos distintos, representam visualizações sociais transversais, centralizando a sua atuação nas carências, na paz e na estabilidade social, sem olhar a cor, credo, políticas ou ideologias.

Tendo participado na constituição da ONU, onde ainda hoje tem assento, faz da erradicação da poliomielite e o combate ao analfabetismo, duas das suas bandeiras mais conhecidas a nível mundial.

Em Águeda também há um clube rotário! Com mais de 29 anos de existência, o Rotary Club de Águeda, fundado em 13 de Janeiro de 1987, tem sede no Mercado Municipal e reuniões semanais às Quintas-feiras, pelas 21 horas.

Caracteriza o nosso Clube o desenvolvimento de projetos internacionais no combate à Poliomielite, a atribuição de ajudas técnicas e veículos de emergência para S. Tomé e Príncipe, bem como a atenção à nossa comunidade, pela qual tem vindo a desenvolve diversas actividades sociais e solidárias, das quais têm beneficiado cidadãos e instituições e de que a organização e liderança no nosso Concelho das campanhas do Banco Alimentar é exemplo, a par do reconhecimentos de valia profissional de Cidadãos destacados, a atribuição de Bolsas de Estudo Universitárias, a entrega de equipamentos múltiplos e diversos para incapacidades e para infra-estruturas e a dinamização de muitas outras acções que têm sido evidentes e reconhecidas.

Neste dia 23 de Fevereiro comemora-se o 111º aniversário de Rotary Internacional! Como forma de assinalar a efeméride o Rotary Club de Águeda quis visitar Escolas e IPSS que têm mantido com o movimento rotário contactos de apoio para acções ou para Bolsas de Estudo e oferecer-lhes, para as suas Bibliotecas, um livro de textos e poemas que elegem a PAZ e A EDUCAÇÃO PARA A PAZ como objectivos principais a incutir nos nossos Jovens educandos por  forma a enobrecer as suas personalidades e lhes possibilitar uma visão construtiva para a Sociedade que de que eles irão ser os principais agentes e sujeitos.

“A PAZ de um livro” é apenas uma lembrança que hoje ofertamos a quem connosco faz história na promoção do saber, da dignidade e dos valores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.