Concerto Solidário > 15 Junho 2018 pelas 21h 30m

O Rotary Club de Águeda vai promover um Concerto Solidário com a banda Lado Esquerdo, com o objetivo de angariar fundos, para apoiar três Projetos Sociais, promovidos pela CERCIAG, CENSI E LAAC, no próximo dia 15 de Junho de 2018, às 21h 30m, no Centro de Artes de Águeda, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda.

Desde 1987 que o Rotary Club de Águeda apoia Causas e Projetos Sociais, atuando em prol do Concelho e daqueles que mais precisam. O lema Rotário para o ano 2017/18 é Rotary Faz A Diferença, é com este espírito que o clube desenvolve atividades com fins humanitários. Deste modo, unimos esforços com a banda portuguesa Lado Esquerdo, que desde 2009, junta à sua história várias produções em nome próprio com a participação de amigos e convidados especiais como Zé Pedro e Kalú (Xutos & Pontapés), Fernando Cunha (Delfins, Resistência) ou João Grande (Táxi). Em 2016 o Lado Esquerdo apresentou o seu single de estreia “Julho que por sua vez marcou presença em diversas playlists de rádios de norte a sul de Portugal, tendo atingido o 1º Lugar no Top Nacional do Tradiio, contando com mais de 100.000 visualizações no Youtube. O single sucessor veio a ser a canção “Futuro Sem Subsídio, uma das canções do primeiro disco lançado em Abril de 2017, um dia antes da apresentação do mesmo ao vivo, na Casa da Música. Em 2018 apresenta no Teatro do Bairro e na Casa da Música o seu segundo álbum de originais, “Acreditar”. De norte a sul do país, o Lado Esquerdo está investido em levar a sua música, energia, histórias e sensações a toda a gente, numa viagem para todos desfrutarem de uma nova forma de cantar em português.

A receita resultante deste Concerto Solidário será revertida para apoiar três Projetos, o primeiro será a “Casa de Abrigo para Mulheres com Deficiência Vítimas de Violência”, que tem como objetivo primeiro a formação e capacitação de profissionais no sentido de providenciar as competências técnicas adequadas à prevenção, proteção, intervenção e adequada sinalização de potenciais vítimas de Violência Doméstica e de Género em Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidades, e a criação de uma resposta específica de acolhimento temporário para vítimas de violência com deficiência/incapacidade que restabeleça a confiança e a segurança das vítimas e posteriormente as ajude a (re)organizarem e a (re)construírem um projeto de vida. O apoio visa a aquisição de materiais e equipamentos, necessários para a sua execução. A entidade a apoiar será a CERCIAG.

O segundo Projeto é o “Ensino Fora de Portas”, que visa estimular o desenvolvimento sensorial das crianças, através da implementação de um “laboratório” ao ar livre. Será implementado no exterior das instalações da Instituição, inserido numa das vertentes do plano educativo corrente, que privilegia os aspetos sensoriais. O apoio visa então, a aquisição de materiais e equipamentos, necessários para a sua adequada execução e a entidade a apoiar será o CENSI.

O terceiro Projeto escolhido foi o “Interlaçar”, uma ação socioeducativa que tem como objetivo geral a realização de atividades em grupo com crianças e idosos da LAAC, no intuito de fomentar a comunicação e partilhar saberes através da horta de acessibilidades e de ateliês manuais. O conceito que fundamenta a ação do projeto define-o como um processo de estímulo à comunicação intergeracional, através do intercâmbio de vivências e experiências entre ambas as gerações. Através da realização de atividades pedagógicas, culturais e recreativas, ambas as gerações passam a refletir sobre a possibilidade de mudanças quanto à perceção da velhice e do envelhecimento. Procura estimular a fluência verbal, o gosto pela agricultura e a criatividade nas crianças e idosos. A sua principal inovação centra-se na tentativa de estimular experiências entre as gerações fora do contexto familiar, rompendo o isolamento social do idoso e o preconceito das crianças em relação aos mesmos. A entidade a apoiar será assim a LAAC.

O Presidente do Rotary Club de Águeda, Carlos Franco, apela à participação de todos neste Concerto, pois “apesar de existirem sempre muitos Projetos que necessitam de apoio, os três que iremos apoiar, pelo seu foco na inclusão, na educação e na sustentabilidade, envolvendo todas as gerações, merecem que a Comunidade Aguedense se mobilize e os apoie, como tem demonstrado ao longos dos tempos, através da sua enorme generosidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.