Entrega das Bolsas de Estudo e 113º Aniversário de Rotary Internacional

Cerimónia Pública para entrega das Bolsas de Estudo Rotary Club Águeda 2017/18 comemorativa dos 113º Aniversário de Rotary Internacional

Na passada sexta-feira, dia 23 de Fevereiro de 2018, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, o Rotary Club de Águeda realizou uma Cerimónia Pública de entrega das Bolsas de Estudo referentes ao Ano Rotário 2017/2017, como forma de assinalar o 113º Aniversário de Rotary Internacional.

A Cerimónia contou com a presença da Dra. Elsa Corga da Câmara Municipal de Águeda, do Past Governador Álvaro Gomes, em representação do Governador do Distrito 1970 de Rotary e das Companheiras Rosa do Céu Amorim, atual Presidente do Rotary Club de Aveiro e da Companheira Margarida Matos, do Rotary Club Curia Bairrada, entre outros Clubes e Entidades.

Os Patrocinadores das Bolsas foram a Ciclofapril, o Comendador Augusto Gonçalves, a Casa Vidal, o Arquiteto Daniel Lopes, o próprio Rotary Club de Águeda, e a Royal School of Laguages; todos distinguidos com um Certificado – como reconhecimento e agradecimento do seu contributo, que fará a diferença na vida académica dos respetivos Bolseiros.

O Companheiro Álvaro Gomes referiu a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Rotária em prol da Educação em Portugal e no Mundo, continuando, nos dias de hoje, a representar uma aposta estratégica do Movimento Rotário.

A Companheira Rosa do Céu Amorim destacou o trabalho desenvolvido pelo Rotary Club de Águeda como dinâmico e atraente para a Comunidade Aguedense.

A Dra. Elsa Corga reforçou a importância da ação do Rotary e disponibilizou-se para colaborar sempre que for necessário pois, quer a Câmara Municipal de Águeda, quer o Rotary, contribuem para o bem das pessoas sendo este, portanto, um objetivo comum.

O Presidente do Rotary Club de Águeda – Carlos Franco, começou por referir que o Rotary, pela sua dimensão, faz-nos sentir em casa em qualquer parte do Mundo, deixando inicialmente uma mensagem de esperança particularmente importante para as crianças e para os jovens, pois “não nos podemos esquecer que a vida das pessoas melhorou significativamente nos últimos 20 anos, mesmo que a agitação dos tempos, muitas vezes nos fazer pensar o contrário.”

Os dados indicam que “desde o início da década de 90 morrem anualmente menos 6 milhões de crianças vítimas de doenças” – referiu, lembrando que “as pessoas estão assim a viver mais tempo porque estamos a fazer progressos, quer na luta contra doenças como o HIV e a Malária, mas também porque  erradicámos a Varíola e estamos muito perto de erradicar a Pólio”, concluindo que “milhões de crianças estão a viver mais, são mais saudáveis, vão mais à escolha e não são tão pobres”.

Alertou, contudo, para o facto de o desenvolvimento não acontecer em todo o lado, pois atualmente, cerca de 65 milhões de pessoas estão deslocadas em todo o Mundo, onde a crise dos refugiados é em grande parte consequência do conflito na Síria e no Médio Oriente.

Por outro lado, destacou que “não percamos a noção de que a integração global aumentou as  oportunidades para quem não as tinha” e “os Países em desenvolvimento têm hoje um maior acesso às tecnologias dos mercados globais, ou seja, a tecnologias agrícolas, de saúde como por exemplo vacinas, novas fontes de água, energia e tecnologias de informação”; deixando, assim, uma mensagem final
sobre a importância de agirmos localmente.

“Apesar de termos a tendência natural de nos focarmos nos líderes nacionais, existem centenas, milhares de milhões de líderes locais que, de forma coletiva, são extremamente importantes para contribuir para o desenvolvimento da humanidade” e “é aqui que os Clubes Rotários podem fazer também a diferença, porque são líderes locais que contribuem para o desenvolvimento”, referiu o Presidente do Club.

“O futuro depende cada vez mais da nossa capacidade de ação, do nosso compromisso e das decisões que tomamos hoje”. Esta mensagem encerrou a cerimónia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.