Rotary promove Jornadas de Sustentabilidade Ambiental

O Rotary Club de Águeda realizou nos dias 23 e 30 de Março as Jornadas de Sustentabilidade Ambiental.

Estas jornadas contaram com dois eventos. No dia 23 uma caminhada pelas margens do rio Águeda, unindo por trilho pedestre a Zona Ribeirinha do centro da cidade a Espinhel, e também uma descida de canoa do rio, onde o principal objectivo foi “a recolha do lixo encontrado nas margens e também um conhecimento mais profundo da fauna e flora do zona ribeirinha do nosso rio” como esclareceu Saúl Lopes, presidente do clube rotário.

Esta iniciativa contou com o apoio da Águeda Life, da Câmara Municipal de Águeda e do seu Centro Municipal de Marcha e Corrida.

No dia 30, pelas 15 horas, no Café Concerto do Centro de Artes de Águeda, realizou um fórum sobre Alterações Climáticas onde com a presença do The Climate Reality Project pelas project leaders Teresa Lobo e Cristiana Ribeiro e do ESP Team liderado pelo investigador Jacob Keizer, da Universidade de Aveiro, se aprofundaram os temas das “Alterações Climáticas e as suas consequências” e “Incêndios florestais, erosão pós fogo e a sua mitigação”, respectivamente.

Esta necessidade de consciencialização e discussão da realidade ambiental que vivemos é absolutamente essencial para a disseminação de melhores exemplos, maior conhecimento e melhores práticas por toda a sociedade. “É com esse contributo que o Rotary Club de Águeda traz à liça esta temática esperando contribuir com a profusão de melhores ideias para uma sociedade que se precisa cada vez mais sustentátavel”, afirmou Sául Lopes, Presidente do Rotary Club de Águeda.

O evento foi encerrado pelo Governador do Distrito Rotário 1970, Joaquim Branco que reforçou a necessidade de uma consciência ambiental cada vez mais crítica e exigente mas também com a necessidade de ser cada vez mais prática, desafiando todos a pensarmos e reais formas de contribuir para as efectivas mudanças que são necessárias – “Rotary, através da sua universalidade, congrega força e capacidade para contribuir de forma verdadeira para mudanças duradouras no nosso planeta e o ambiente, a sua preservação e defesa, é prioritário para o bem estar e a paz mundial”, referiu Joquim Branco.

O Rotary Club de Águeda agradece a todos os voluntários e participantes nas suas Jornadas Ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.