Portugal foi fortemente assolado por uma vaga de incêndios florestais de dimensões quase inimagináveis. Arderam mais de 520.000 hectares, morreram mais de 100 pessoas e os danos patrimoniais, em casas, empresas e outros bens, são superiores a mil milhões de euros. Só no dia 15 de outubro tivemos 523 incêndios de proporções dantescas.
O sofrimento causado pelos incêndios e pelas perdas humanas e materiais deles decorrentes, constitui um drama para as populações afetadas que tentam refazer, agora, as suas vidas.
Os Distritos 1960 e 1970, bem como a Fundação Rotária Portuguesa, não podiam ficar indiferentes a esta calamidade pública. A solidariedade pratica-se.
Assim, decidimos (os dois Distritos Rotários existentes em Portugal, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa) lançar uma campanha de solidariedade nacional que pretende recolher donativos de empresas, cidadãos individuais e dos rotários para o Fundo de Calamidades do Rotary, com o objetivo de apoiar as populações mais afetadas, através de projetos duradouros e sustentáveis que permitam a essas pessoas viverem, no futuro, uma vida um pouco menos sofrida, menos triste.
Apelamos aos esforços e boa vontade de todos para ajudarmos a minorar o sofrimento das vítimas dos incêndios. Juntos, nós fazemos a diferença.