Quando a roda gira com o coração: Rotary Águeda passa o testemunho

No passado sábado, dia 28 de junho, o Rotary Club de Águeda viveu um dos momentos mais simbólicos da sua vida associativa: a cerimónia de Transmissão de Mandatos, que decorreu ao final da tarde, no Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda.

Num ambiente pautado pela solenidade, emoção e sentido de missão, foi formalmente transmitido o cargo de presidente do clube da Companheira Lucinda Roque para o Companheiro Vítor Henriques, que irá liderar os destinos da organização durante o ano rotário de 2025/2026.

A cerimónia teve início pelas 17 horas, reunindo companheiros e companheiras do clube anfitrião, membros de outros clubes rotários — de Coimbra a Ponte de Lima —, representantes de instituições locais e convidados da comunidade. Estiveram presentes, entre outros, a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Águeda, Dra. Marlene Gaio, a Governadora Eleita do Distrito 1970, Companheira Deolinda Nunes, assim como membros do Lions Clube de Águeda, da Conferência Vicentina, empresários, familiares dos companheiros e diversas outras personalidades.

Durante a cerimónia, a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Águeda, Dra. Marlene Gaio, usou da palavra em representação do município, enaltecendo a dinâmica associativa do concelho e reconhecendo o papel importante e relevante do Rotary Club de Águeda no tecido social local, destacando-o como um parceiro ativo na construção de uma comunidade mais coesa, solidária e participativa.

No seu discurso de despedida, a presidente cessante, Lucinda Roque, traçou um balanço do último ano rotário, marcado pelo crescimento, ação e forte presença comunitária. Com emoção e gratidão, destacou o reforço do espírito de companheirismo e a importância de cada membro no sucesso coletivo do clube. “A razão de ser de um clube rotário é promover mudanças na vida das pessoas, que a memória não apague”, afirmou, sublinhando que, ao longo do seu mandato, o Rotary Club de Águeda disse “presente” à comunidade, multiplicando parcerias e encontrando sorrisos e esperança em cada ação empreendida.

Lucinda Roque agradeceu ainda à equipa que a acompanhou ao longo do ano — o Conselho Diretor cessante — composto por Vítor Henriques como vice-presidente, Arsénio Braga como secretário, Dina Ferreira como tesoureira e Ana Rita Carlos como diretora de protocolo, sublinhando a dedicação e espírito de missão de cada um.

Com a transição de responsabilidades, o Companheiro Vítor Henriques assumiu a presidência do clube, sob a ênfase do ano rotário “Unidos para Fazer o Bem”. O novo presidente começou por reconhecer o peso da responsabilidade que agora assume, reforçando o seu compromisso com a continuidade do trabalho realizado e com novas áreas prioritárias de intervenção — nomeadamente a educação para a saúde e a promoção da arte como ferramenta transformadora. “Diariamente, junto da minha família e das minhas equipas de trabalho, enalteço a importância de fazer bem. De deixar melhor, ou pelo menos igual, tudo o que usamos ou tudo aquilo que, de uma forma ou de outra, nos é legado”, declarou.

Vítor Henriques referiu ainda a importância da Prova Quádrupla do Rotary — o princípio ético que guia os rotários naquilo que pensam, dizem e fazem — e comprometeu-se a manter o clube como um agente ativo e relevante na comunidade. Dirigiu também palavras de reconhecimento à Governadora do Distrito 1970, Companheira Deolinda Nunes, cuja presença foi recebida com entusiasmo.

Os membros do novo Conselho Diretor, que acompanharão Vítor Henriques durante o próximo ano rotário são: Dina Ferreira como vice-presidente, José Neves como secretário, Amílcar Mendes como tesoureiro e Ana Rita Carlos, que se mantém como diretora de protocolo.

Um dos momentos marcantes da tarde foi a admissão de uma nova companheira: Adelaide Pereira, empresária no setor do alojamento local, que ingressa no movimento rotário com o objetivo declarado de intervir e agir na comunidade em prol do próximo. A sua entrada foi recebida com alegria e saudada como um sinal de renovação e crescimento do clube, unindo experiência profissional e sentido de missão.

A cerimónia encerrou com um momento de confraternização nos jardins do museu, a quem o Rotary Club de Águeda agradece, na pessoa do seu Conservador e Diretor, Dr. Miguel Vieira Duque, pela amabilidade da sua equipa e hospitalidade na receção.

O espírito de companheirismo, amizade e partilha rotária esteve bem presente. Entre abraços, sorrisos e votos de sucesso para o novo ano rotário, ficou clara a vontade do Rotary Club de Águeda de continuar a ser uma força transformadora na comunidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.