Foi no dia 24 do mês de setembro que o Rotary Club de Águeda promoveu a palestra “A inclusão na escola”, tendo como preletora a Drª Marta Branco, Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A Drª Marta Branco desenvolve o seu trabalho nas equipas multidisciplinares que visam proporcionar uma resposta aquedada às crianças com necessidades educativas especiais, tendo por esse motivo uma visão prática e real das vidas das nossas escolas que interessa ao Rotary Club de Águeda como forma de contextualizar e atuar sobre os reais problemas da nossa comunidade.
Importa referir que que o trabalho dos educadores, ou seja da sociedade, deve conseguir impor que a diferença seja vista pelos olhos da criança ou seja, sem estigma, sem problematização, assumindo-a como a normalidade, sendo inclusiva – “Educar não é encher vasos mas sim acender fogueiras” conforme referiu a palestrante.
O tema da Educação Básica e da Alfabetização é uma das prioridades rotárias no desenvolvimento do seu trabalho em prol das comunidades. Pode conhecer mais em https://www.rotary.org/myrotary/pt/learning-reference/about-rotary/areas-focus.
Em 1985, o Rotary Internacional declarou que níveis básicos de alfabetização são uma pré-condição para a paz. Mais da metade dos 33 mil Rotary Clubs em todo o mundo oferecem assistência, através de projetos que beneficiam crianças dentro e fora de instituições de ensino, adultos analfabetos (sobretudo mulheres), grupos especiais e também professores, ao oferecer-lhes formação. O objetivo é inspirar, guiar e apoiar as autoridades locais no sentido de diminuir os níveis de analfabetismo em países em desenvolvimento.
[flickr_set id=”72157657127515223″]