Rotary Club de Águeda contribui com 3000 vacinas para a erradicação da Pólio

Na passada quinta-feira, dia 26 de outubro, o Rotary Club de Águeda promoveu um jantar convívio, no Restaurante Casa do Rio, inserido na iniciativa The World Greatest Meal, cujos fundos revertem para a erradicação da Pólio.

O Presidente do Rotary Club de Águeda, Carlos Franco, referiu que o clube “conseguiu angariar um donativo suficiente para permitir a vacinação de 3000 crianças”. Com o apoio da Bill & Melinda Gates Foundation, cada euro recolhido pela The Rotary Foundation será triplicado, com o objetivo de muito brevemente se conseguir erradicar esta doença. “Atualmente existem apenas três países onde a doença ainda é considerada endémica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão”, concluiu o Presidente do Rotary Club de Águeda, acreditando na concretização desta meta.

A pólio também é conhecida como poliomielite ou paralisia infantil. Sendo altamente contagiosa e provocando deformações por vezes fatais, em que afeta particularmente crianças com menos de cinco anos de idade, é um perigo para a Humanidade. O vírus infelizmente ataca o sistema nervoso e pode ter como consequência a paralisia. Continua nos dias de hoje a não existir cura, mas a doença pode ser prevenida pela vacina, que o Rotary e os seus parceiros têm utilizado para procurar imunizar mais de 2,5 mil milhões de crianças no mundo inteiro.

Esta doença se não for erradicada, estima-se que dentro de 10 anos poderá ter como consequência o aparecimento de 200.000 novos casos, anualmente, em todo o mundo. Apesar de ser endémica atualmente em apenas três países, nenhuma criança poderá ser considerada salva se esta doença não for eliminada.

O arranque do programa Pólio Plus no ano de 1985, foi considerada a primeira iniciativa para erradicar a paralisia infantil por meio da imunização massiva, e levou a que o número de casos da doença tenha caído de forma muito significativa. O Rotary International contribuiu com cerca de 1,7 mil milhões de dólares e infindáveis horas de trabalho voluntário para conseguir obter a imunização de mais de 2,5 mil milhões de crianças num total de 122 países.

[flickr_set id=”72157662080604978″]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *